
Hoje vamos falar sobre a cidade de Joinville – SC, cidade que já tive a oportunidade de visitar algumas vezes. Joinville é a maior e mais populosa cidade do estado de Santa Catarina e conta com aproximadamente 527 mil habitantes, conforme informações do site da prefeitura. Os primeiros habitantes da cidade foram os indígenas e os portugueses mas logo em seguida vieram os imigrantes alemães, suíços e noruegueses.
Conhecida por muitos com os títulos de “Cidade das Flores” e “Cidade dos Príncipes”, Joinville se destaca por ser uma forte potência industrial. Nesse caso o turismo de negócios é muito forte.
A cidade também é muito conhecida por realizar a Festa das Flores, uma tradicional festa que acontece anualmente há 72 anos e que atrai muitos visitantes durante o período da festa. Ainda não tive oportunidade de conhecer essa festa.
O Festival de Dança de Joinville também atrai muitos turistas para cidade justamente por ser reconhecido como o maior do mundo em seu gênero. Entre as apresentações estão as danças populares, balé clássico, sapateado, jazz, entre outras.
Não bastasse só isso, a cidade de Joinville possui uma filial da Escola do Teatro Bolshoi, a única fora da Rússia, que se destaca na formação de bailarinos e também sedia um festival de música instrumental, o Joinville Jazz Festival.
Logo na entrada principal da cidade, vindo pela BR-101, é possível ver um moinho que mostra detalhes da cultura da cidade. Por sinal, cuidado para não se enganar nas entradas da cidade. Joinville é muito grande e possui várias entradas e estas ficam espalhadas na BR-101. Guarde bem na memória a entrada que você precisa para não se perder. Se perder a entrada, o retorno de carro pode vir somente daqui a 5 KM. Foi o que aconteceu comigo.
Por morar em Timbó, sempre que precisei visitar a cidade fiz viagem de carro, mas Joinville também possui um aeroporto, o aeroporto Lauro Carneiro Loyola e que existem voos comerciais operando na cidade com cias aéreas conhecidas como TAM, GOL e AZUL.
Opções de hotéis em Joinville
- Bourbon Business Hotel
- Blue Tree Towers
- Slaviero Slim
- Hotel Tannenhof
- Comfort Hotel
- Mercure Platz
Pontos turísticos de Joinville
Entre as várias opções de turismo em Joinville para os visitantes da cidade destacam-se os pontos turísticos abaixo.
Rua das Palmeiras: Imagine uma rua toda contornada por enormes e bonitas palmeiras. Sim, essa rua existe em Joinville e é um famoso cartão postal da cidade. As palmeiras foram plantadas em 1873 em frente ao Museu Nacional de Imigração e ficam em uma rua cheia de flores localizada no centro da cidade.
Museu Nacional da Imigração e Colonização: Conhecido também como Palácio dos Príncipes, este lugar permite que o turista conheça os objetos que foram usados pelos imigrantes da cidade e a sua forma de vida na época.
Praça Nereu Ramos: Muitos moradores da cidade a consideram como a praça central de Joinville. Nela acontecem diversas manifestações culturais e ao seu lado está o antigo Hotel Príncipe, uma linda construção na cidade.
Mirante: Com 250m de altura, esta é uma das principais atrações da cidade. A recompensa da subida está na encantadora visão de toda a cidade de Joinville. Quando visitei a cidade, o acesso ao mirante estava em reformas. Mas fica o registro.
Praça da Bandeira: Localizada bem no centro da cidade, esta praça é considerada uma das mais importantes de Joinville já que por muitos anos serviu como local de lazer e descanso para seus moradores.
Parque Zoobotânico: Esta é uma ótima opção de lazer para família e também para os apaixonados pela natureza. O parque é muito bonito e conta com cerca de 200 animais de espécies variadas o que aproxima ainda mais as pessoas da natureza. Encontramos também no parque um lago, playground para crianças e vários quiosques para se fazerem lanches. Não deixe de conhecer!
Praça Dario Salles: Com diversas feiras de artesanato e eventos culturais, esta praça também é muito procurada pela população por ter vários equipamentos para exercícios físicos gratuitos.
Estrada do Rio Bonito: Esta é uma bela estrada contornada pelo verde da natureza e pela rica arquitetura das casas com traços dos imigrantes de origem alemã. As recompensas para quem conclui o caminho estão no encontro de um restaurante típico alemão, o rio Bonito, diversas trilhas e um espaço dedicado para o lazer do visitante.
Museu Arqueológico de Sambaqui: Este museu conta a história de mais de 40 sambaquis que existem na região e também possui mais de 20 mil peças. Um prato cheio para quem gosta de história!
Parque Ecológico Morro do Finder: Este parque possui várias trilhas para caminhada e uma em especial feita para os praticantes de mountain bike, o que atrai ainda mais aventureiros para o local.
Centreventos Cau Hansen: Local que recebe os maiores eventos teatrais, esportivos e musicais, já que é uma arena multiuso muito bem aproveitada pela cidade.
Parque Expoville: Local ideal para o lazer, possui um lago, um local próprio para eventos, parquinho para crianças e pista de automodelismo.
Estação da Memória: Estação ferroviária que funcionou do período de 1906 a 1996 e que foi reinaugurada em 2008 como Museu Ferroviário. Local muito bonito e um famoso cartão postal da cidade, possui também uma ampla área de lazer para os visitantes como parque para crianças, ciclovias e espaços para práticas de esportes.
Parque Caieira: Em meio a Baía da Babitonga, este parque é uma unidade de conservação da natureza e caracteriza-se pela presença de material arqueológico e ambiente típico das restingas e manguezais. Possui trilhas para caminhada e também um mirante onde o visitante pode admirar este ponto turístico.
Praça dos Suíços: Esta praça foi feita com o intuito de homenagear a grande imigração suíça em Joinville.
Uma opção de passeio muito legal é o Barco Príncipe de Joinville. O passeio é realizado em um iate com bar e piscina a bordo passando por diversas ilhas da cidade até chegar na cidade de São Francisco do Sul e logo depois retornando para a cidade.
Fonte: http://www.vidadeturista.com/destinos/joinville-sc.html